Especificações Técnicas de Dardos para Nerf

Dardos para lançadores Nerf (e similares) não são iguais.  Peso, distribuição de peso, comprimento e desenho da cabeça influenciam muito a performance dos dardos.

Os dardos de “cabeça macia”, com um furo (somente um) na cabeça para prover amortecimento, provocam graves turbulências, fazendo os dardos “dançarem” e perderem a trajetória. Apesar de seguros, são os menos precisos.

Segue aqui uma tabela comparativa de alguns dados com 1/2″ (12,7 mm) de diâmetro.

O alcance foi medido com um lançador colocado reto (Paralelo ao solo) a uma altura do cano de disparo, em relação ao solo de, 1,5 metros.  Foram disparados 3 dardos de cada tipo.

 

Dardo Peso Comprimento Alcance
Elite Hasbro 1,00 g 73,0 mm 8,8 m
Elite Accustrike 1,05 g 73,0 mm 8,5 m
Elite genérico “cabeça dura” 1,20 g 70,0 mm 8,2 m
Elite genérico “cabeça macia” 1,30 g 73,0 mm 8,5 m
Zombie Strike 1,00 g 72,5 mm 9,0 m
Elite Sucção Hasbro 1,00 g 73,3 mm 8,8 m
Elite Sucção genérico 1,10 g 70,5 mm 8,5 m
Elite Modulus Branco 1,00 g 73,8 mm 9,2 m
Tagger Micro Dart Hasbro 1,37 g 72,7 mm 8,4 m
Koosh Geração 3 1,10 g 74,3 mm 8,8 m
Man Gun 1,30 g 73,5 mm 9,3 m
Hollow 1,30 g 73,5 mm 8,0 m

Medindo precisão de dardos

Definindo Precisão de um Dardo

Foram realizados testes com os dardos da Série AccuStrike, Elite, MEGA e de Sucção, usando uma variedade de lançadores NERF, para determinar se os dardos Accustrike são os mais precisos ou não. Precisão, em um sentido, significa a capacidade de atingir um dado alvo a uma determinada distância, mas que envolve inúmeras variáveis ​​diferentes. Além do design do dardo, por exemplo, você também precisa levar em consideração a habilidade do usuário, a condição do lançador, a condição do dardo, o vento, bem como outros fatores climáticos e ambientais. A equipe de desenvolvimento NERF descobriu que a medida mais importante e relevante para uma comparação de “precisão” de dardos é a repetibilidade dos tiros.

Processo de Teste

O processo de teste mediu e comparou a precisão e a repetibilidade dos dardo da Série AccuStrike comparativamente com dardos Elite, MEGA e de Sucção.
Foram testados cada tipo de dardo, em cada um dos diferentes lançadores NERF disponíveis, utilizando duas amostras diferentes de dardos em cada tipo de lançador. Em cada teste, o lançador disparou 30 vezes a partir de uma posição fixa e ângulo fixo, em uma grade a 9 metros de distância.
Foram anotados os pontos em que os dardos acertaram esta grade, para determinar o diâmetro do menor círculo que continha 90% dos tiros. Em seguida, um círculo foi riscado em torno desses tiros. A fim de comparar os tipos de dardos, o diâmetro do tiro de todos os ensaios com cada tipo de dardo foram comparados.  O menor diâmetro médio de tiro foi o com os dardos AccuStrike, com 25,57 polegadas (65 cm).

Conclusão

Os dados de teste e a análise a partir deste teste indicam que o dardo da Série AccuStrike fornecem os resultados mais precisos e repetítiveis entre todos os dardos NERF existentes

Referência: Nerf Darts Analysis Process & Findings (Hasbro)

Compatibilidade de Clip System (Ou Carregador, Magazine)

Os seguintes lançadores Nerf são compatíveis com Clip System, que é um sistema de “pente” que acomoda dardos como em um sistema de magazine, e algumas vezes conhecido como carregador. Este sistema possui encaixe com dimensões padronizadas.

Quando o lançador possui um sistema elétrico e automático de recarga, é conhecido por Electronic Clip System, ou somente ECS.

N-Strike:

  • Longshot CS-6
  • Recon CS-6
  • Raider Rapid Fire CS-35
  • Alpha Trooper CS-18
  • Deploy CS-6
  • Longstrike CS-6
  • Stampede ECS

N-Strike Elite:

  • Hail-Fire (ECS – 6 clips)
  • Rampage (Tambor)
  • Retaliator
  • Alpha Trooper CS-12
  • RapidStrike CS-18 (ECS)
  • Rayven CS-18 (ECS)
  • Rayven Stinger (ECS)
  • Stryfe (ECS)
  • Demolisher 2-In-1 (ECS)
  • Rhino-Fire (ECS – 2 Tambores)
  • HyperFire (ECS – Tambor)
  • Cam ECS-12 (ECS)
  • Cross Bolt

Modulus:

  • ECS-10
  • Battlescout ICS-10
  • Tri-Strike
  • Recon MK II

Zombie Strike:

  • Slingfire

Outros:

  • Rapid Glow
  • Rapid Red

 

Compatibilidade de Trilho Tático

O Trilho Tático é um trilho para encaixar acessórios nos lançadores Nerf.  Os lançadores podem ter um ou mais trilhos táticos, que podem estar no lado superior, nas laterais ou no lado inferior, variando conforme o modelo de lançador.

 

Lista com todos os lançadores Nerf que possuem trilho tático, separados por linha.

N-Strike Elite:

  • Alpha Trooper CS-6
  • Alpha Trooper CS-12
  • Cam ECS-12
  • Centurion (N-Strike Mega)
  • CrossBolt
  • CycloneShock (N-Strike Mega)
  • Demolisher 2-In-1
  • Dual-Strike
  • Firestrike
  • Hail-Fire
  • HyperFire
  • Magnus (N-Strike Mega)
  • Mastodon (N-Strike Mega)
  • Rampage
  • Rayven CS-18
  • Rayven Stinger
  • Retaliator
  • Rhino-Fire
  • RotoFury (N-Strike Mega)
  • Rough Cut 2×4
  • Spectre REV-5
  • Stockade
  • Strongarm
  • Stryfe

N-Strike:

  • Alpha Trooper CS-18
  • Barrel Break IX-2
  • Barricade RV-10
  • Deploy CS-6
  • Element EX-6
  • Firefly REV-8
  • Longshot CS-6
  • Longstrike CS-6
  • Magstrike AS-10
  • Maverick REV-6
  • Nite Finder EX-3
  • Raider Rapid Fire CS-35
  • Rayven CS-18
  • Recon CS-6
  • Reflex IX-1
  • Scout IX-3
  • Spectre REV-5
  • Stampede ECS
  • Switch Shot EX-3
  • ThunderBlast
  • Titan AS-V.1 (inverse)
  • Vulcan EBF-25

Modulus:

  • ECS-10
  • Battlescout ICS-10
  • Tri-Strike
  • Recon MK II

Zombie Strike:

  • Brainsaw
  • Clear Shot (Z.E.D. Squad)
  • Crosscut
  • Crossfire Bow
  • Doominator
  • Doublestrike
  • FlipFury
  • Fusefire
  • Hammershot
  • Longshot CS-12 (Z.E.D. Squad)
  • Sidestrike
  • Sledgefire
  • Slingfire

Dart Tag:

  • Furyfire
  • Hyperfire
  • Magstrike
  • Strikefire (inverso)
  • Stormfire

Doomlands 2169:

  • Double-Dealer
  • Lawbringer
  • Persuader
  • Vagabond

Rebelle;

  • 4Victory (Secrets and Spies)
  • Codebreaker Crossbow (Secrets and Spies)
  • Courage Crossbow (Secrets and Spies)
  • Diamondista (Secrets and Spies)
  • Fearless Fire (Secrets and Spies)
  • Five-By-Five (Super Stripes Collection)
  • Guardian Crossbow
  • Heartbreaker Bow
  • Lumanate
  • Messenger (Secrets and Spies)
  • Pink Crush
  • Rapid Red (Secrets and Spies)
  • Rapid Glow (Super Stripes Collection)
  • Spylight (Secrets and Spies)
  • Star Shot
  • Sweet Revenge
  • Wild Glam (Super Stripes Collection)

Vortex:

  • Diatron
  • Lumitron
  • Nitron
  • Praxis
  • Proton
  • Pyragon
  • Revonix360
  • Vigilon

Promocionais:

  • Allegiant Blaster
  • Allegiant Six-Shot Blaster
  • Chewbacca Bowcaster
  • First Order Stormtrooper Blaster
  • First Order Stormtrooper Deluxe Blaster
  • Han Solo Blaster
  • Ninja Commando Blaster
  • Rey Jakku Blaster
  • Stark Industries N.R.F. 425 Blaster (Firefly)
  • Stark Industries N.R.F. 425 Blaster (Magstrike)

Compatibilidade de Extensores

Os Extensores (Ou Barrel Extension em Inglês) são prolongamentos do cano do lançador, que teoricamente deveriam dar mais estabilidade aos dardos ou aumentar o alcance dos tiros.  Mas na maioria (ou quase que a totalidade) dos casos, possuem função meramente estética.

Os lancadores Nerf possuem um encaixe padronizado dos extensores, e os extensores feitos para outros lançadores podem ser utilizados entre eles.  Veja nas fotos abaixo alguns exemplos de encaixe de extensores.

Os seguintes lançadores possuem a ponta do cano com encaixe de extensão (Barrel Extension):

  • Battlescout ICS-10 (Modulus)
  • Demolisher 2-In-1 (N-Strike Elite)
  • Deploy CS-6 (N-Strike)
  • ECS-10 (Modulus)
  • IonFire (Modulus)
  • Longshot CS-6 (N-Strike)
  • Longstrike CS-6 (N-Strike)
  • Rapidstrike CS-18 (N-Strike Elite)
  • Rayven CS-18 (N-Strike)
  • Rayven CS-18 (N-Strike Elite)
  • Rayven Stinger (N-Strike Elite)
  • Recon CS-6 (N-Strike)
  • Recon MKII (Modulus)
  • Retaliator (N-Strike Elite)
  • Spectre REV-5 (N-Strike)
  • Spectre REV-5 (N-Strike Elite)
  • Stryfe (N-Strike Elite)
  • Tri-Strike (Modulus)

Desempenho de lançadores Nerf

O desempenho dos lançadores.  A coluna “Declarado” é o que é especificado na caixa do produto, ou que foi utilizado em materiais promocionais do fabricante.

 

Lançador Declarado Alcance Reto Alcance em Ângulo Tiros por segundo
Elite Jolt
N/D 12 m 15 m N/A
Elite Triad EX-3
23 m 18 m 23 m 2
Elite Firestrike
20 m 20 m 23 m N/A
Elite Strongarm
20 m 23 m 25 m 4
Elite Stratobow 26 m ? ?
Elite Hyperfire
27 m ? ?
Zombie Sidestrike 23 m 12 m 23 m N/A
Zombie Slingfire 23 m 12 m 23 m 1
Zombie Doominator
N/D 15 m 18 m 2 a 4
Mega BigShock
N/D 14 m ? N/A
Mega Cyclone
27 m 20 m ? 3
Mega RotoFury
27 m 22 m 27 m 2
Mega Centurion
30 m 25 m 30 m 2
Mega Thunderbow
30 m 25 m 30 m 2
Dart Tag Sharp Shot (Novo)
N/D 15 m ? N/A

Jogos de Humanos vs. Zumbis

hvz_01

Introdução

Humans vs. Zombies (também chamado de HvZ) é um jogo de ação, jogado geralmente em campus universitários.  Iniciou-se no Goucher College (EUA) em 2005, e desde então está sendo praticado em todo o mundo.  Não existe um “pai” ou alguém que detenha os direitos desse jogo.

O jogo consiste em que os jogadores começam como seres humanos e tentam sobreviver a uma invasão de zumbis.

hvz_02

O objetivo final do jogo é para que todos os seres humanos sejam transformados em zumbis ou para que os seres humanos sobreviverem a um determinado período de tempo.

Os seres humanos podem defender-se usando qualquer item que é aprovado por um moderador e, portanto, considerado seguro e apropriado.

Os equipamento mais comuns são lançadores de dardos de espuma, do tipo Nerf ou similares

hvz_03

Os seres humanos podem lançar dardos em Zumbis, que ficam atordoados uma vez atingidos. As zonas seguras também são estabelecidas para que os jogadores possam comer e dormir em segurança.

Zumbis, por outro lado, são desarmados e devem marcar humanos para ganhar uma matança.

Em alguns casos, se um humano não for transformado em um Zumbi em um período de tempo definido, os Zumbis “morrerão de fome” e serão eliminados do jogo.

hvz_04

Você não precisa ir até uma faculdade nos EUA para brincar.  Jogue com seus amigos, crianças ou adultos esta divertida brincadeira!